Diminuir a barriguinha, aumentar os seios ou levantar o nariz estão entre os procedimentos estéticos mais corriqueiros no país. Desde 2013, o Brasil é o recordista mundial em cirurgias plásticas, de acordo com o International Society of Aesthetic Plastic Surgery, com mais de 1,5 milhão de operações por ano (desse número, 87,2% são mulheres).

Vale lembrar que o clima e a cultura do Brasil, principalmente em regiões litorâneas, favorecem a exposição do corpo, e, com isso, a preocupação com a estética também aumenta. Lembremo-nos que somos o país da garota de Ipanema, de samba e de carnaval; e talvez por isso lideramos tão facilmente o ranking.  

A busca por essas modificações corporais faz parte de um processo chamado gerenciamento de impressões, partindo do princípio básico de que as pessoas buscam constantemente se posicionar em determinados meios. Cada vez com mais frequência, assim como as pessoas procuram se vestir, maquiar, escolher fotos para as redes sociais pensando em como serão vistas e em serem bem-aceitas, elas procuram os procedimentos estéticos com a mesma finalidade.

Mas, apesar da popularidade e da desmistificação dos procedimentos estéticos, e além do fato de ser um país com cirurgiões plásticos conceituados no mundo todo, quem procura por esse tipo de procedimento deve tomar algumas precauções importantes.

O presidente da regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Fernando Prado, aconselha o paciente a, antes de tudo (até mesmo da consulta), verificar referências e consultar no site da entidade se o profissional tem o título de especialista. Para se ter uma ideia básica da importância desta busca, 97% dos erros em cirurgias plásticas foram cometidos por profissionais que não passaram pela formação específica (2 anos e cirurgia geral e 3 anos de cirurgia plástica em residência médica reconhecia pelo MEC).

Já na consulta, vale lembrar o básico: você tem que sair dela sem nenhuma dúvida ou questionamento. Ainda na cadeira do consultório, durante a primeira consulta, a segurança e boa orientação recebida pelo profissional pode fazê-lo confirmar ou repensar sobre a sua decisão. Algumas dúvidas básicas são: “Quais são os riscos envolvidos na minha cirurgia? Onde será feito o procedimento? Qual é a anestesia? Como deve ser o meu preparo? Como será o pós-operatório?

Com essas respostas bem claras e um relacionamento de confiança com seu médico preestabelecido, coloque sua segurança em primeiro lugar: lembre-se que qualquer procedimento cirúrgico traz riscos e é dever do cirurgião plástico minimizá-los, contando com equipe de apoio de sua confiança e operando apenas em hospitais que ofereçam equipamentos e confiabilidade necessários para seu bem-estar.  
A última consulta antes da cirurgia é a mais importante e você deve estar com uma lista de todas as dúvidas em mãos. Seu médico irá te orientar de todos os cuidados pré e pós-operatórios e aí sim você estará preparado para o grande dia de realizar seu sonho.

 

Bibliografia:

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/de-acordo-com-a-isaps-brasil-lidera-ranking-de-cirurgias-plasticas-no-mundo/

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/isaps-emite-alerta-para-pacientes/

Leia Também: