A cirurgia plástica tem se tornado uma alternativa viável e cada vez mais comum para aqueles que procuram corrigir alguma insatisfação com seu próprio corpo, mas vale lembrar que cirurgias plásticas sempre deixam cicatrizes. Cicatriz sempre vai ter, a diferença é qual a qualidade da cicatriz, as vezes a cicatriz é tão boa que se torna quase invisível.

Por isso, é muito importante você cuidar dela logo após o procedimento. Sim, a cicatriz também precisa de atenção! É importante ressaltar que a cicatrização completa da pele dura um ano.

Mas antes, voltemos um passo: as cicatrizes são um mecanismo de defesa e reparação do corpo, que reage ao trauma cirúrgico e exige um cuidado no processo de recuperação. Portanto, seguem algumas dicas que ajudarão a cuidar bem da sua cicatriz:

  • Evite esforços físicos, principalmente os que impactam diretamente na região lesionada, até a liberação do médico. Siga à risca todas as recomendações.
  • Refaça o curativo da maneira e com a frequência indicada pelo médico.
  • Não exponha a cicatriz ao sol por um período de pelo menos seis meses, já que essa exposição pode marcar a cicatriz.
  • Mantenha uma alimentação rica em vitamina C e proteínas que auxiliam no processo de cicatrização.

Além disso, a cicatriz pode e deve ser cuidada. No início, deve sempre ser ocluída e tratada com pomadas ou óleos cicatrizantes (o meio úmido e limpo facilita a migração de células). Após 30 dias, deve-se iniciar a compressão com placas de silicone, o que deve durar de dois a três meses. Depois desse período, ela pode ser tratada com laser ou, se necessário, géis clareadores.

Vale sempre ressaltar que o processo de cicatrização poderá variar de paciente para paciente. Porém, em linhas gerais, o bom cuidado ajudará que ela fique o mais imperceptível possível. Lembrando que o resultado definitivo ocorrerá somente após o período mínimo de um ano depois da cirurgia plástica.

 

Bibliografia:

http://www.copacabanarunners.net/cicatrizacao.html

http://www.minhavida.com.br/beleza/materias/11987-pos-operatorio-de-cirurgia-plastica-exige-acompanhamento-medico

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/11/saiba-como-cuidar-da-cicatrizacao-para-evitar-alteracoes-na-pele.html

Leia Também: