Então tá: quer dizer que você pesquisou muito, passou meses juntando dinheiro, escolheu o profissional correto, fez um monte de exames pré-operatórios, preparou-se psicologicamente, ajustou sua rotina, fez sua tão esperada cirurgia plástica e quando acordou da anestesia, achou que seu sonho já estava realizado?

Na-na-ni-na-não, meu bem: até aqui você andou pouco mais da metade do caminho.

Depois de tanto esfroço, não é hora de relaxar ainda, já que o pós-operatório é crucial e influencia diretamente no resultado da cirurgia. Infelizmente, ainda é um erro comum entre os pacientes não dar a devida atenção ou não seguir à risca as recomendações médicas.

Com o intuito de te ajudar a conseguir o melhor resultado, separamos algumas dicas fundamentais para um pós-operatório tranquilo e sem dor:

  • Refeições leves e frequentes: alimentar-se à base de caldos, grelhados e cozidos em pequenas quantidades ao longo do dia evita náuseas e cai bem para um corpo ainda debilitado.
  • Comer frutas, iogurtes e fibras: manter o funcionamento intestinal é importante na reabilitação do corpo;
  • Reposição do ferro: principalmente para cirurgias um pouco mais invasivas (como a lipoaspiração), é fundamental repor ferro através da alimentação (carne, feijão, fígado, vegetais de folhas escuras, etc) ou até mesmo se necessário, através da ingestão de cápsulas;
  • Hidratar-se: Pelo menos 2L de líquidos leves (preferencialmente água) por dia acelera o processo de recuperação;
  • Urinar: esvazie a bexiga ao menos 5 vezes por dia para não prejudicar o resultado;
  • Repousar: sempre numa posição confortável e adequada à cirurgia, tratando de evitar problemas de trombose venosa nas pernas. A movimentação leve dentro de casa é extremamente recomendada para a circulação.
  • Trocar o curativo: sempre conforme recomendação médica para evitar infecções. Manter o corte limpo e ocluido;
  • Não retirar os equipamentos de proteção: cinta, sutiã ou dreno podem ser incômodos, mas estão ali por uma razão e você pode se prejudicar ao removê-los;
  • Tomar os remédios indicados pelo médico: cumpra religiosamente a dose e os intervalos de horas para evitar infeção e dores;
  • Sem exercício físico no primeiro mês: principalmente quando existem pontos ou grampos. Importante também lembrar que o retorno deve ser lento e progressivo.
  • Consultar o médico antes de tomar outro remédio: mesmo que você tenha tomado esse remédio a vida toda, consulte seu médico para assegurar-se que não influenciará no resultado final.

Desnecessário dizer que cada cirurgia possui recomendações específicas, como drenagem linfática para lipo ou evitar dormir de bruços para mamoplastia. Ouça com atenção e siga as indicações médicas: se você chegou até aqui, falta muito pouco e cada cuidado acima vai valer à pena no resultado final. Força!

Leia Também: