Está precisando de uma ajudinha extra para praticar atividade física todos os dias e melhorar a sua qualidade de vida? Que tal contar com o apoio do seu cachorro? Uma série de pesquisas internacionais comprovaram que os peludos podem ser também os melhores amigos da nossa saúde. Isso é possível basicamente por três motivos. O primeiro deles é a necessidade que eles têm dos passeios rotineiros. Todo cãozinho, por menor que seja, precisa de ao menos uma voltinha por dia para manter seu bem-estar.

Como a ideia é unir forças para ficar saudável, as atividades devem seguir um ritmo seguro. Se vocês são sedentários, o melhor a fazer é começar com passeios curtos e ir evoluindo para longas corridas (ou caminhadas) diárias. Na dúvida sobre a intensidade do exercício, não deixe de consultar um médico ou especialista na área, como personal trainers, e um veterinário. Mas se mesmo com a companhia do seu animal bater aquela preguicinha na segundona, não se preocupe. O seu cão, acostumado com a rotina de passeios, vai fazer de tudo para não perder o passeio e te manter na linha – das carinhas fofas aos latidos eufóricos.

Os benefícios para a saúde em ter um pet não param por aí. Há muito se sabe que o vínculo com um animal ajuda a elevar os níveis de ocitocina no nosso organismo. Popularmente conhecido como o “hormônio do amor”, essa substância ficou famosa por ser responsável pelo fortalecimento do vínculo entre pais e filhos e nos relacionamentos amorosos. A ocitocina tem ainda outro papel fundamental: ela ajuda a reduzir a ansiedade humana.

Segundo alguns pesquisadores, a interação com os cães também mexe com outro hormônio, a serotonina. Ela é responsável por combater o cortisol – um dos vilões do estresse. Ou seja, além de aumentar a quantidade de atividade física, ter um bicho de estimação pode melhorar muito a qualidade da sua saúde mental. Eles ajudam você a ficar mais calmo, mais feliz e, consequentemente, a ter uma vida melhor.

Selecionamos abaixo alguns dos principais benefícios já comprovados de um pet:

  • Brincar com pets ajuda a elevar os níveis de serotonina e dopamina, o que acalma e relaxa
  • Redução da pressão arterial
  • Menores índices de depressão, em comparação às pessoas que não têm pet
  • Diminuição nos sentimentos de abandono e de desesperança
  • Melhoram o humor e afastam a solidão
  • Estimulam a prática de exercícios físicos
  • Aliviam o estresse
  • Ajudam a estabelecer uma rotina
  • Melhoram moral, autoestima e o otimismo de pessoas idosas

A constatação científica dos benefícios que esses animais trazem para a nossa saúde é tão importante que muitos médicos prescrevem a aquisição de pets para casos de depressão e transtornos de humor. Alguns hospitais, centros de recuperação e instituições, como abrigos para idosos e crianças, permitem que um grupo conhecido como “bichos terapeutas” façam visitas periódicas.

Esses cães trabalhadores integram três grupos: Atividade Assistida por Animais (AAA), Terapia Assistida por Animais (TAA) e a Educação Assistida por Animais (EAA). Entre hospitais que mapeiam a melhora dos pacientes, já foram registradas redução na pressão arterial, melhora na disposição e no apetite e diminuição das queixas de dor e da apatia entre os enfermos.

Apesar de colaborarem com nossa saúde mental e nosso bem-estar de diversas maneiras, é importante pesquisar bastante antes de adquirir um animal de estimação. Não deixe de consultar um veterinário e se informar sobre a adoção e as características e necessidades de cada raça.

 

Leia Também: