Dentre muitas dúvidas que surgem ao falar sobre drenagem linfática, uma das mais frequentes é a preocupação, e até certo nível de desconfiança, quanto à veracidade ou resultado do procedimento.

Além do mais, ao contrário do que muitos pensam, a drenagem linfática NÃO causa dor. Pelo contrário, em sua grande maioria, os pacientes relatam sensação de alívio, já que o desconforto e a dor causados pelo inchaço são literalmente desmanchados aos poucos.
A drenagem é recomendada para eliminação de edema (inchaço) pós-cirúrgico. Trata de uma massagem que ajuda a drenar o inchaço, manipulando todo os vasos linfáticos e os gânglios. Além disso, ela ajuda no tratamento e na manipulação das áreas de fibrose que se formam principalmente após a lipoaspiração.

O sistema linfático compreende uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de gânglios linfáticos, que transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos de volta para o sistema circulatório. É um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores. Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa.

Como resultado de uma sessão de drenagem linfática, nota-se a diminuição de inchaço, melhora da circulação e, consequentemente, melhora também da aparência da pele e redução da celulite. Não é incomum sair de uma sessão de drenagem com centímetros a menos em suas medidas, já que todos os líquidos retidos no corpo são eliminados.
Assim sendo, a sessão de drenagem linfática beneficia principalmente pessoas que se queixam de retenção de líquido, cansaço nas pernas, inchaços em época de TPM e, principalmente, no pós-operatório de cirurgias plásticas. Para este último caso, é muito importante que o profissional escolhido tenha bastante experiência em pós-operatório, já que deverá tratar e priorizar as áreas que contenham fibrose. O uso de ultrassom também é recomendado, já que facilita a dissolução dessa fibrose.

A drenagem é indispensável no momento do pós-operatório de lipoaspiração e deve ser iniciada após o quinto dia, devendo realizar-se um mínimo de 10 sessões, na frequência de 2 a 3 vezes por semana.

Leia Também: