Começou a sentir dores nas pernas de uma hora para outra, com inchaço e veias salientes que também podem se estender para os pés? O melhor a fazer é procurar um médico. Esses são os sintomas clássicos da trombose venosa profunda, que costuma acontecer nas pernas. Outros sinais bastante comuns são sensibilidade aumentada, calor e manchas na pele. A dor sentida é maior quando se está em pé e diminui ao deitar.

A trombose é causada pela formação de um coágulo dentro das veias profundas – mais perto dos ossos do que da pele. Esse coágulo barra o fluxo de sangue, por completo ou apenas parcialmente, impedindo que a quantidade necessária continue se deslocando normalmente naquela região. A complicação mais grave do problema é a embolia pulmonar (o coágulo se desloca até o pulmão e interrompe o sistema cardiovascular), que pode ser fatal.

Em algumas situações, no entanto, a trombose pode não apresentar sintoma algum – e a pessoa não perceber nenhuma mudança nas pernas. Esses casos, mais incomuns, levam a problemas mais sérios, como a própria embolia pulmonar, ou à lesão das válvulas venosas.

Mas não sejamos drásticos. Um levantamento feito no interior de São Paulo descobriu que a incidência do problema é de 0,6 caso para cada 1000 habitantes por ano. Os casos são poucos, mas os riscos são sérios. Mulheres que fumam e tomam pílula anticoncepcional têm muito mais chances de uma trombose.

Uma das principais causas da trombose ocorre quando nosso sangue corre mais lentamente pelas veias. Isso é comum em pessoas que ficam deitados por longos períodos, no pós-operatório e no pós-parto e também em quem tem varizes. A estase também pode ocorrer em pacientes que ficam sentados por horas a fio em voos longos.

Algumas pessoas têm ainda uma maior tendência a formar coágulos, por questões genéticas ou pela mistura prolongada de cigarro e contraceptivos. Além disso, a trombose também ocorre com maior frequência quando há uma lesão na camada interna dos vasos sanguíneos.

O tratamento é feito com fisioterapia e a movimentação das pernas, e pode estar associado ao uso das meias elásticas de compressão. Outra opção é o uso de remédios anticoagulantes. Tudo isso pode ajudar a reverter a trombose, mas o melhor é sempre prevenir, certo? Então aqui vão algumas dicas: faça caminhadas diárias e fuja do sedentarismo, evite ficar sentado por muito tempo no trabalho e não misture cigarro e pílulas anticoncepcionais. O cigarro, aliás, é um fator de risco por si só, além de trazer tantos outros males para a saúde.

 

Fatores de risco

  • Estar acima do peso
  • Varizes
  • Gravidez (o risco é oito vezes maior)
  • Histórico familiar
  • Doenças cardiovasculares ou doença crônica pulmonar
  • Acidente vascular cerebral (AVC) prévio
  • Fratura de algum membro
  • Anticoncepcionais
  • Pós-operatório
  • Viagens longas.

Bibliografia:

http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/saiba-tudo-sobre-trombose-venosa-profunda/1168/

http://www.vascularbr.com/trombose-venosa-profunda.html

http://trombosevenosa.com.br/como-diagnosticar-trombose-venosa.php

Leia Também: