A acne, em sua grande maioria de casos, está presente na fase da adolescência. Porém, em algumas exceções, ela pode aparecer também em pessoas já adultas. Independente da idade, em aparições de forma mais grave e intensa, quando não tratada, ela pode deixar sequelas como cicatrizes e manchas na pele.
Mas o que fazer se as sequelas já estão presentes? Calma, que ainda tem jeito: existem alguns tratamentos específicos que são indicados para amenizar as sequelas causadas pela acne, como dermoabrasão, peeling e subcisão, laser e preenchedores.

Claro que é sempre bom lembrar o óbvio: o primeiro passo é consultar um médico de confiança para avaliar qual a melhor opção e procedimento indicado para cada caso, baseando-se no resultado esperado pelo próprio paciente. É importante também deixar claro que para ter sequelas de acne tratadas, a fase inflamatória já deve estar em seu período de remissão.

De qualquer maneira, entenda em resumo como funciona cada um dos tratamentos mencionados acima:

Dermoabrasão

A dermoabrasão é um tratamento que tem como objetivo rejuvenescer a pele do rosto e melhorar imperfeições como cicatrizes causadas por acne, acidentes, rugas finas e estrias. O procedimento é feito através de lixas especiais, com finalidade de retirar a camada superficial da pele. É realizada com anestesia local.

Peeling

O peeling visa a renovação da pele através de descamação das camadas superficiais da pele. Existem vários tipos de peelings e o que determina a sua profundidade será o problema a ser tratado e o tipo de ácido utilizado. Alguns cuidados são necessários antes e depois do procedimento e em alguns casos serão necessárias aplicações de cremes específicos para preparar a pele.

Subcisão

A subcisão é um procedimento ambulatorial, realizado sob efeito de anestesia local. Consiste em separar com uma agulha cortante a pele dos músculos aderidos pelo processo fibrótico da acne. Isso provoca o rompimento de vasos que sangram e dão origem a um hematoma, que posteriormente forma um tecido novo e liso no local. Isto significa que a Subcisão usa o tecido do próprio corpo como material preenchedor.

Laser

Também é indicado, pois promove um resurfacing (ou seja, a renovação celular) nesse tipo de tratamento ablativo. Normalmente o mais indicado/utilizado para esses casos é o laser de CO2 fracionado.

Preenchedores

Os preenchedores atuam recheando a área deprimida e, geralmente, são utilizados em associação com a subcisão.

Resumindo, não é tarde demais: se você teve acne e por alguma razão não tomou os devidos cuidados, procure agora mesmo um médico de confiança e amenize seus traumas e marcas. Aquela velha história de que só não tem jeito para a morte, sabe?

 

Bibliografia: http://www.mulher.com.br/beleza/conheca-tratamentos-que-eliminam-ate-marcas-profundas-de-espinha

https://beleza.terra.com.br/sua-pele/para-sua-pele/remova-cicatrizes-de-acne-com-cinco-tratamentos-infaliveis,d549d9a115f71410VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Leia Também: