Abdominoplastia é o procedimento que remove o excesso de gordura e de pele do abdômen causado, geralmente, por gestações, fatores genéticos, excesso de gordura, envelhecimento ou oscilações de peso, contribuindo para um abdômen flácido, protruido e frouxo. Na maioria dos casos o procedimento restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal harmonioso e tonificado, e pode ser realizado de forma isolada ou associado a uma lipoaspiração, melhorando o resultado do contorno corporal.

O planejamento é fundamental para que o resultado da abdominoplastia seja positivo . Deve–se ressaltar que essa cirurgia não é adequada para quem está muito acima do peso, e seu objetivo não é o emagrecimento, e sim a melhora de contorno corporal. O ideal, antes da cirurgia, é perder o máximo de peso possível. A Abdominoplastia não é um tratamento para obesidade.

A abdominoplastia é realizada em três áreas: abaixo do umbigo é retirada a pele que geralmente está flácida e com estrias; a gordura localizada; e a flacidez da musculatura abdominal. Ter a musculatura firme e uma boa postura é fundamental e essencial para o bom resultado. A reeducação postural e conscientização para manter a musculatura do tronco (CORE) sempre contraída são importantíssimas.

Outro conceito que deve ser esclarecido é a quantidade de gordura visceral.

gordura

 

Quando a gordura visceral é excessiva ela “empurra” a musculatura para frente e isso piora a saliência abdominal. A única forma de diminuir essa gordura é a redução de peso.

Deve-se ressaltar, também, a importância da atividade física regular, tanto para manter ou perder peso como para melhorar o tônus abdominal.

É possível engravidar depois da abdominoplastia e o bebê se desenvolverá normalmente, pois os tecidos abdominais são elásticos, porém o ideal seria engravidar antes e realizar o procedimento depois.

Exames laboratoriais são solicitados para garantir que o paciente esteja em boas condições de saúde. Nos dias que antecedem o procedimento são suspensos o uso de medicamentos anticoagulantes, cigarros e bebidas alcoólicas.

O exame clínico do abdômen verifica a quantidade e a localização dos acúmulos de gordura. Em geral o procedimento requer uma incisão bem baixa, na altura dos pelos pubianos, e o tamanho da cicatriz é proporcional ao excesso de pele que será retirada. É realizada também a plicatura (sutura da musculatura abdominal), assim consegue-se uma barriga mais plana e uma cintura mais definida. O umbigo é reposicionado e reimplantado, o que melhora o seu aspecto flácido.

O tempo de cirurgia é de acordo com a extensão de tecido a ser removido e a necessidade de procedimentos adicionais, como lipoaspiração, podendo variar de duas a cinco horas. Durante a cirurgia é colocado um dreno de aspiração que será retirado na clínica até o quinto dia pós-operatório.

A anestesia aplicada é a peridural, caso seja somente abdominoplastia. Quando há procedimentos associados, como lipoaspiração, é realizada a anestesia geral.

Usamos sempre no intraoperatório meias elásticas e compressor intermitente de membros, isso diminui muitíssimo a incidência de trombose nos membros inferiores.

Logo após o procedimento de abdominoplastia o paciente já consegue notar o novo contorno corporal, apesar do inchaço, mas o resultado definitivo, sem edema, somente com seis meses.

Os cuidados pós-operatórios são fundamentais. O paciente deve andar e dormir curvado por 15 dias e não realizar esforço físico por um mês. O uso da cinta é necessário por até dois meses e é recomendado sessões de drenagem linfática.

A cicatrização completa da pele dura um ano e, nesse período, a cicatriz pode e deve ser tratada. Sempre haverá cicatriz, a diferença é a sua qualidade. Usamos desde placas de silicones e cremes despigmentantes até realização de laser, quando necessário. É importante lembrar que ganho ou perda de peso e a gestação compromete o resultado do procedimento. Recomenda-se uma dieta adequada e exercícios físicos para que o resultado se mantenha duradouro por muitos anos.

Em geral, de duas a três semanas após o procedimento o paciente poderá, com alguns cuidados e dependendo da atividade que exerce, retornar ao trabalho e em aproximadamente oito semanas retomar a rotina normal.

Esforços físicos, como carregar peso devem ser evitados, assim como subir ou descer escadas, dirigir, usar roupas apertadas e exposição ao sol. Deve-se manter uma postura levemente curvada ao andar nas primeiras semanas após o procedimento. Embora não seja possível ficar com a postura ereta recomenda-se manter um repouso ativo, ou seja, andar dentro de casa para facilitar o fluxo sanguíneo nas pernas. Para o sucesso do procedimento o paciente deverá seguir à risca todas as orientações médicas e aguardar a alta para seguir com suas atividades normais.

A drenagem linfática no pós-operatório é recomendada principalmente quando se associa lipoaspiração com abdominoplastia, e deve ser iniciada sete dias após a cirurgia.

O acompanhamento com o cirurgião no pós-operatório é importante, pois ele orientará o paciente nos cuidados gerais, inclusive detalhes para que a cicatriz tenha o melhor aspecto possível. Nesse período são usados produtos para melhorar a cicatriz, como loções, clareadores, cremes com corticoide e placas de silicone. Eventualmente recomenda-se sessões de laser sobre a cicatriz. Sempre consulte seu cirurgião no período pós-operatório.

Assista o vídeo da Dra. Denise sobre abdominoplastia:

Leia Também: