Se você se considera uma pessoa feliz e otimista, que consegue enxergar sempre o lado bom das coisas e está satisfeito com a vida, você tem mais um motivo para se alegrar. Pesquisas descobriram que essa postura prolonga a vida. O levantamento foi publicado na revista Psychological Science e mostrou como a satisfação com a própria existência depois dos 50 anos pode estar relacionada a um menor risco de morte precoce.

A lógica é bastante simples: se você está feliz e tranquilo com a vida, dificilmente vai sofrer de estresse ou de ansiedade. E as chances de você se adaptar a alguma situação nova e inesperada, como um divórcio ou uma demissão, também são maiores. Essa receptividade com o mundo ajuda a manter a sua saúde em dia – e sem interferência do estresse.

O estudo americano que chegou a essas conclusões ouviu 4.500 mulheres e homens. Todos tiveram que dar uma nota de 1 a 10 a diversas questões sobre felicidade. Foram avaliadas a satisfação média ao longo da vida e a variabilidade durante o tempo – além de outros fatores, como tabagismo, sintomas depressivos e sedentarismo.

O resultado foi impressionante! Quando a satisfação com a vida aumentava, o risco de mortalidade acaba reduzido em 18%. Na situação inversa, com menos satisfação, esse mesmo risco tinha um aumento de 20%. A felicidade é mesmo um bom negócio para a saúde. E não para por aí.

Alguns pesquisadores da Universidade Harvard já haviam descoberto há poucos anos que os mesmos otimismo, felicidade e satisfação com a vida reduziam o risco de doenças cardiovasculares em até 50%. Bom, já que essa visão positiva da vida é tão importante, anote algumas dicas que podem ajudar a melhorar seu humor:

  • Foque na solução, não no problema – isso resulta em uma sensação de possibilidade e de esperança, fundamentais para o otimismo.
  • Reconheça seus próprios feitos – quando você identifica as coisas boas que fez durante o dia, dá um passo na direção da autoconfiança. Ao visualizar os pontos negativos, enfoque em como melhorar e não remoa o ocorrido.
  • Identifique os obstáculos para o sucesso – evitar as tentações ajuda a desenvolver a autodisciplina e a seguir com mais afinco nas prioridades
  • Seja menos autocrítico – aceite as derrotas e lembre-se: ninguém é perfeito.
  • Fortaleça os laços de amizade – saia para bater papo e se divertir com os amigos, isso vai te ajudar a encarar os desafios de maneira mais leve e otimista
  • Cuida da sua aparência – pode parecer bobagem, mas quando estamos satisfeitos com o nosso visual ficamos mais abertos ao mundo e receptivos à vida
  • Evite o NÃO – frases como “eu não consigo” ou “nunca vai dar certo” devem ser riscadas do seu vocabulário. Isso só serve para que seu cérebro fique na expectativa de acontecimentos ruins e frustrações
  • Reclame menos – lembre-se: o importante é sempre focar nas coisas boas. Pode procurar de coração aberto, você vai encontrar algo para agradecer todos os dias.
  • Saia do sofá – o sedentarismo não está com nada! As atividades físicas estimulam a liberação de endorfina, um neurotransmissor associado ao bem-estar.

 

Bibliografia: http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2015-06-15/otimismo-e-satisfacao-com-a-vida-diminuem-risco-de-morte-em-ate-18.html

http://veja.abril.com.br/saude/sentimentos-positivos-podem-reduzir-risco-de-doencas-cardiovasculares/

https://www.portalvital.com/sua-vida/comportamento/10-dicas-para-se-tornar-uma-pessoa-otimista

http://www.escolapsicologia.com/7-maneiras-de-treinar-o-seu-otimismo/

Leia Também: