lipoaspiracao-01

 

 

Apesar dos nomes serem parecidos, lipoaspiração e lipoescultura são procedimentos diferentes.  Conhecendo as diferêncas você poderá decidir qual é a mais indicada para o seu objetivo.

Todo mundo com certeza já ouviu falar na palavra “Lipo”, mas será que quando se trata do detalhe, somos capazes de distinguir todo o universo que está implícito nessas quatro letras?

Mudar o corpo exige tempo, dinheiro e determinação. Por isso, é extremamente necessário estar bem informado quando tomamos tal importante decisão. Claro que nada substitui uma consulta e as informações de um cirurgião plástico de confiança, mas em termos de pesquisas iniciais, a internet pode fornecer uma ótima base.

Para exemplificar, comecemos com um esclarecimento básico e importante: lipoescultura e lipoaspiração são duas coisas semelhantes, mas ainda assim, diferentes.

 

Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica indicada para quem deseja eliminar gorduras do contorno corporal, tirando os excessos de gordura de determinadas regiões. O procedimento cirúrgico deve ser feito em hospitais e realizado por especialistas credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Como o próprio nome sugere, o processo aspira a gordura do corpo, eliminando-a do local desejado.

Trata-se basicamente de uma sucção de gordura localizada, seja na região abdominal, ou nas coxas, culotes, glúteos, braços, pernas, costas, dentre outras regiões. O procedimento se dá através de finas cânulas introduzidas em região superficial do corpo por meio de pequenas incisões e na retirada da camada superficial de gordura da região desejada.

A lipoaspiração apresenta melhores resultados em pacientes que têm gordura localizada. Mas atenção: a lipoaspiração não serve para emagrecer.

 

Lipoescultura

Já na lipoescultura o cirurgião retira gordura localizada de certas regiões e enxerta em outras áreas do corpo, que precisem de maior preenchimento de gordura. Um caso comum, é o aumento do bumbum: basicamente, retirar gordura de uma área que tenha mais concentração de gordura e enxertá-la na região do bumbum, dando o efeito de aumento.

A lipoescultura se difere da lipoaspiração porque a gordura não é eliminada, e sim enxertada em outra região. Assim como a lipoaspiração, deve ser feita em hospitais e desempenhada por médicos credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

Resumindo, o objetivo da lipoaspiração é a retirada de gordura de determinados locais, e já o da lipoescultura, é além de retirar a mesma gordura, melhorar contornos e formas através de enxerto da gordura (lipoenxertia). Vale também lembrar que ambas são usadas para ajustar o contorno corporal, não para perder peso.

Por último, não tome nenhuma decisão antes de conversar com um médico de confiança: as duas cirurgias modificam consideravelmente seu corpo e sua vida, e com ambas não se brinca.

Se você gostou desse artigo sobre lipoaspiração e lipoescultura, não deixe de compartilhar e nos ajudar a divulgar esse conteúdo para mais leitores.

 

Leia Também: