A fibrose talvez consista na palavra mais temida por quem faz cirurgia plástica, (principalmente lipoaspiração e suas variáveis). Ela é sempre lembrada e associada a resultados insatisfatórios, complicações ou sequelas. Mas afinal, você sabe o que é a fibrose?

A fibrose nada mais é do que a cicatriz interna, já que nós humanos não temos o dom da regeneração. É um tecido predominantemente feito de colágeno, usado pelo organismo para cicatrizar lesões. Está presente em todos os pequenos buracos que a lipoaspiração faz na gordura, entre a pele solta e no músculo de qualquer cirurgia, etc.

É uma reação esperada em pequena quantidade no pós-cirúrgico, acompanhada da sensação de repuxamento e endurecimento leve no local, principalmente nos três primeiros meses depois da cirurgia. Ou seja, conforme-se: após a lipoaspiração, você terá fibrose. A diferença está no grau e em como você trata da fibrose. É fundamental que um profissional com bastante experiência em pós-operatório seja responsável em realizar sessões de drenagem linfática (praticamente obrigatórias em todas as lipoaspirações).

Se muito proeminente ou com a falta de devidos cuidados, a fibrose pode causar irregularidades, endurecimentos intensos, nódulos, retrações da pele e até dor. Costuma ser vista e sentida depois de ao menos 10 dias de cirurgia, podendo se agravar nos três primeiros meses.

O tratamento é longo e deve ser iniciado precocemente, já que uma considerável melhora pode ser vista em até 12 meses. É fundamental apostar em procedimentos nos pós-operatório para minimizar/evitar o problema, como:

  • drenagem linfática,
  • uso de cintas apropriadas
  • protetor solar na região,
  • ultrassom
  • manthusR

 

Com o tempo e tratamentos adequados, a fibrose fica mais maleável e menos perceptível, além de cada vez menos sentida.

Vale destacar que uma técnica invasiva como a lipoaspiração, apesar das pequenas incisões, invade e machuca uma área abaixo da pele que deve cicatrizar, e, nesse processo, é óbvio afirmar que quanto maior a quantidade de gordura retirada e quanto maior a área aspirada, maior será a agressão e, consequentemente, maior a reação do organismo, necessitando de mais cuidado e tratamento.

 

Bibliografia:

http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/cirurgia-pl%C3%A1stica-como-tratar-as-fibroses-e-ader%C3%AAncias-do-p%C3%B3s-operat%C3%B3rio-1.468480

http://www.vilasaude.com.br/o-processo-de-fibrose-depois-de-uma-cirurgia/#.V_cETOArLIU

http://www.dicasdemulher.com.br/o-que-sao-fibroses/

Leia Também: