Em tempos de empoderamento feminino em círculos sociais, mídias e presença constante na vida real de tantas mulheres feministas e cada vez mais donas de si mesmas, é fator de orgulho ver e fazer parte de uma sociedade que avança a passos largos contra tantos tabus e regras impensadas que há tempos eram impostas para a população mundial feminina.

Entender como funciona o empoderamento feminino é o primeiro passo para apoiar mulheres que são decididas, sabem onde querem chegar e, acima de tudo, batalham tanto por isso quanto qualquer outro homem – além de fazê-lo num salto agulha.  

Em 2010, a ONU lançou “Os Princípios de Empoderamento das Mulheres” (Women Empowerment Principles – WEPs, sigla em inglês), sete princípios para ajudar empresas e comunidades a mudarem seus pensamentos e dar mais poder ao público feminino que lhes rodeiam. Vale a leitura:

  1. Estabelece liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero. Se você trabalha em cargo de liderança, é seu papel promover, apoiar e fortalecer mais mulheres para cargos de liderança.
  2. Trata todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho – respeita e apoia os direitos humanos e a não discriminação. Paga os mesmos salários, garante que as políticas e práticas do ambiente de trabalho estejam livres de discriminação com base em gênero.
  3. Garante a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores, homens e mulheres. Estabelece uma política de tolerância zero a todas as formas de violência no trabalho, incluindo verbal e/ou física e previne assédio sexual.
  4. Promove educação, treinamento e desenvolvimento para as mulheres. Investe em políticas e programas do local de trabalho que abram caminho para a promoção das mulheres em todos os níveis e áreas do negócio, bem como estimula as mulheres a entrar em campos de trabalho que não os tradicionais, Tecnologia da Informação, por exemplo.
  5. Implementa desenvolvimento empresarial, cadeia de fornecimento e práticas de comercialização que deleguem poder às mulheres. Contrata serviços de empresas geridas por mulheres, incluindo pequenas empresas, e mulheres empresárias. Respeita a dignidade das mulheres em todos os materiais de marketing e outros da empresa.
  6. Promove a igualdade através de iniciativas e defesa comunitária. Alavanca influência, sozinho ou em parceria, para defender a igualdade de gênero e colaborar com parceiros, fornecedores e líderes da comunidade para promover a inclusão. Promove e reconhecer a liderança e contribuições das mulheres em suas comunidades e garantir a representação suficiente das mulheres em qualquer consulta comunitária.
  7. Mede e publicar o progresso para atingir igualdade de gênero. Divulga publicamente as políticas da empresa e plano de implementação para promover a igualdade de gênero. Assim, mais empresas podem aprender e se inspirar nos seus Planos e levar o empoderamento feminino para sua organização.

Bibliografia: http://www.onumulheres.org.br/referencias/principios-de-empoderamento-das-mulheres/

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