A insônia pode ser um verdadeiro pesadelo. Além de acabar com uma noite reparadora de sono, algo bem importante para repor nossas energias físicas e mentais, ela também pode levar nossos dias à ruina. É muito comum a pessoa ficar irritada, com problemas de memória e de concentração e até mesmo desenvolver sintomas de depressão. É ou não é uma receita perfeita para mexer com nossa produtividade no trabalho e até mesmo fazer com que a gente brigue e discuta mais, mesmo sem motivos reais?

Mas antes de se preocupar, é importante não confundir a insônia com a privação do sono. Esse segundo problema acontece quando a pessoa quer dormir, mas não consegue por algum motivo externo – como uma festa barulhenta na vizinhança ou um ambiente muito claro.

Existem dois tipos básicos de insônia, a aguda e a crônica. O primeiro tipo tem duração de poucos dias e normalmente está associada a fatores estressantes, como perda de emprego, divórcio, problemas no trabalho ou até mesmo uso de medicamos e algumas doenças. Ela costuma desaparecer sozinha, principalmente quando esse fator de estresse desaparece ou é resolvido.

Já a insônia crônica ocorre quando temos dificuldade em dormir por três dias da semana durante um mês. As causas mais comuns são má higiene do sono, como beber café antes de se deitar, jantar ou trabalhar muito tarde, doenças neurológicas e desordens psiquiátricas. Há ainda o que chamamos de insônia psicofisiológica, que é aquela que surge sem uma causa conhecida. As pessoas que sofrem desse tipo do problema costumam ficar bastante nervosas na cama, se virando de um lado para o outro e com o pensamento aceleradíssimo. São principalmente elas que se veem engolidas pelo ciclo vicioso de: não dormir, perceber que não consegue dormir, ficar ainda mais ansioso e ter mais dificuldades para pegar no sono.

Independente de como seja a sua insônia, não se desespere. Você vai voltar a dormir normalmente, já que os tratamentos costumam ser bem efetivos. Costumam ser indicada a terapia, que ajuda a mudar hábitos nocivos e que atrapalham o sono, e até mesmo técnicas de relaxamento. Algumas pessoas precisarão ainda de uma ajudinha extra de medicamentos. As opções são os ansiolíticos e os antidepressivos. O uso é temporário, até que a rotina de dormir entre nos eixos.

Se você anda com problemas para garantir o sono da beleza, anota algumas dicas para melhorar seu descanso:

Mudança de atitude – deixe de lado os pensamentos negativos e comece a encara a vida de uma maneira mais positiva. Isso reduz a ansiedade e ajuda na fisiologia do sono

Controle o estímulo – aqui, o importante é fazer uma relação de estímulo e resposta. Por exemplo: cama é lugar de dormir, então só a use para isso – e se deite apenas quando estiver com sono.

Higiene do sono – é muito importante evitar algumas coisas que atrapalham o nosso sono, como jantares muito tarde, ver TV até altas horas, fazer exercícios físicos à noite e salas muito claras ou com temperaturas desconfortáveis.

Rotina – procure acordar todos os dias no mesmo horário, inclusive nos finais de semana.

Relaxe – à noite, o melhor a fazer é procurar atividades relaxantes. Algumas dicas são: banho quente, massagens, meditação e yoga.

 

Bibliografia:

http://www.mdsaude.com/2013/12/insonia.html

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/veja-dicas-para-combater-insonia-e-melhorar-qualidade-do-seu-sono.html

http://www.escolapsicologia.com/6-dicas-para-melhorar-os-seus-problemas-de-insonia/

http://www.mdsaude.com/2013/12/insonia.html

Leia Também: