A Plástica do Rejuvenescimento da Face.

A técnica do lifting facial, conhecida como ritidoplastia, é indicada para pacientes que se incomodam com os sinais do envelhecimento no rosto e pescoço. Flacidez, vincos profundos, perda de tônus muscular e depósitos de gordura sob o queixo são as principais indicações para fazer o procedimento. Os sulcos em volta dos lábios também são amenizados drasticamente. Essa técnica melhora de forma global a aparência da face, pois consiste no reposicionamento das estruturas de músculos e gorduras que estão por baixo da pele.

É indicada para pessoas que possuem envelhecimento facial, que apresentam queda de tecidos moles da face, ocorrência de rugas profundas, perda do volume e tonicidade. Fatores como fumo, genética, má alimentação e exposição excessiva ao sol podem acelerar o envelhecimento. O bom resultado dessa técnica é deixar a face com aparência natural, sem exageros.

Rejuvenescimento facial, nos conceitos mais modernos, é a reposição volumétrica, ou seja, repor a perda de volume ósseo e de gordura que ocorre com o tempo. O ideal é entender que a face é dividida em três terços, sendo 1/3 superior – da região frontal até o supercílio, 1/3 médio – dos olhos até o queixo e 1/3 inferior – pescoço.

O lifting atua na retirada do excesso e suspensão das estruturas da face, e o cirurgião plástico especialista realiza o rejuvenescimento facial com o intuito de manter a sua harmonia e deixá-la com um aspecto mais saudável, descansado e jovem.

Vários procedimentos podem ser associados à ritidoplastia, sendo que os mais comuns são a blefaroplastia e a lipoaspiração. A blefaroplastia é associada quando a região das pálpebras também estiver comprometida e a lipoaspiração da gordura retida na região abaixo do queixo. Outros procedimentos que podem ser indicados para melhorar o resultado incluem implantes faciais, aumento de tecido mole para remodelar a estrutura facial, técnicas de peeling, dermoabrasão ou laser, que melhoram a tonalidade e a textura da pele.

Para o procedimento usa-se normalmente anestesia geral, mas, eventualmente, pode ser feita com anestesia local e sedação, dependendo da avaliação do médico cirurgião. A execução da cirurgia pode durar de duas até seis horas dependendo da quantidade de procedimentos associados, alguns casos demandam mais tempo, independente das associações. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e fluido que possam acumular, facilitando a cicatrização e promovendo a recuperação mais rápida. Sua remoção é feita nos dias seguintes ao procedimento. O cabelo do paciente é cortado apenas nas áreas das cicatrizes e poderá ser facilmente disfarçado com penteado adequado.

A permanência no hospital é relativamente curta, ou seja, 12 horas para anestesia local com sedação e, no máximo, 24 horas para anestesia geral. O principal cuidado pós-cirúrgico é o de não remover o curativo nas primeiras 24 horas, não fazer esforço e dormir sem travesseiro por dez dias. Após esse período inicial são feitos curativos leves sobre as cicatrizes.

O banho completo pode ser tomado no primeiro dia seguinte ao procedimento. Já o lavar dos cabelos deve ocorrer entre o segundo e sétimo dia, seguindo alguns cuidados. O uso do secador deve ser com o ar morno e as tinturas evitadas durante o período de cicatrização.

Durante o pós-operatório não se recomenda a oclusão dos olhos. Recomenda-se compressas de algodão embebido em soro apenas para diminuir a intensidade do inchaço sobre os olhos.

O paciente pode voltar ao trabalho decorridos dez a catorze dias. As atividades mais pesadas podem ser retomadas com três ou mais semanas após o procedimento, conforme indicação médica. Hematomas começam a desaparecer depois de sete a dez dias.

As cicatrizes são permanentes e ficam na região que é coberta pelos fios de cabelo, tornando-as muito discretas. Ao longo da recuperação recursos cosméticos como maquiagem e penteados fazem com que fiquem imperceptíveis. Mas é sempre bom ressaltar que cada organismo reage de uma maneira à cicatrização. Eventualmente poderão ocorrer efeitos temporários como, prurido (coceira), ardor ou insensibilidade que desaparecerão após a completa cicatrização.

Os pontos das pálpebras são retirados após 72 horas ao procedimento e os demais, face, pescoço e couro cabeludo, entre 5 e 15 dias, de acordo com a avaliação do cirurgião.

A exposição ao sol deve ser evitada no período de 60 dias após a cirurgia. Recomenda-se o uso de protetor solar com alta proteção contra os raios UVA e UVB. Esse cuidado ajuda a manter a aparência rejuvenescida, minimizando o envelhecimento e danos causados pelo sol. Além disso, um estilo de vida saudável também ajuda a prolongar os resultados obtidos com a cirurgia, dando-lhe aparência mais jovem. Recomenda-se o uso de maquiagem hipoalergênica 15 dias após a retirada dos pontos.

As complicações ocasionais que podem surgir no procedimento são as cicatrizes hipertróficas ou queloides, mas isso raramente ocorre na face, de acordo com a predisposição genética do paciente, necroses ou infecções causada pelo tabagismo. É de suma importância que, durante a consulta e avaliação do médico-cirurgião, sejam abordados todos os aspectos dos hábitos que cercam o paciente.

Esteja preparado e sinta-se à vontade para discutir com seu cirurgião a razão pela qual quer se submeter ao rejuvenescimento da face, suas expectativas em relação ao procedimento e os resultados esperados. Seu médico-cirurgião deve estar ciente do seu histórico clínico, seja honesto quanto as suas condições médicas, alergias a medicamentos, tratamentos, uso de medicações, assim como o uso de tabaco, álcool e drogas. A boa relação médico paciente serve para que o resultado esperado seja tranquilo e sem complicações pós-operatórias.

Previamente à cirurgia seu médico solicitará exames laboratoriais para investigar as suas condições de saúde, caso seja usuário de medicamentos ele irá avaliar a necessidade do ajuste de dosagem. Alguns anti-inflamatórios, aspirinas e anticoagulantes podem aumentar o sangramento durante o procedimento. No caso de fumantes será necessário interromper o hábito semanas antes do procedimento e o consumo de bebida alcoólica deverá ser evitado. Recomendações para o dia do procedimento, como jejum, banho e medicações, também serão passadas pelo profissional, assim como os cuidados do pós-operatório.

Na consulta médica deve-se, também, esclarecer toda e qualquer dúvida acerca do procedimento e seus riscos – faça perguntas –, ter consciência das fases da cirurgia e que o resultado não é algo imediato é a principal chave para a cirurgia bem-sucedida. Há relatos de curto período de depressão emocional em virtude do aspecto passageiro da face, o que normalmente se associa à ansiedade pelo resultado final. Saber dar tempo ao tempo e deixar com que seu corpo absorva as transformações é a principal ferramenta pré-operatória que você pode ter. É evidente que sempre haverá alguma ansiedade e preocupação da sua parte em relação ao resultado, mas dúvidas devem ser esclarecidas pelo seu cirurgião, para sua maior tranquilidade. Nenhum resultado poderá ser avaliado antes de três meses, avalia-se como resultado final a partir de seis meses.

Assista a Dra. Denise Piccioli falando mais sobre o assunto:

Leia Também: