Você pode passar horas se dedicando aos cuidados do rosto e do pescoço, mas existe uma parte do corpo que quase sempre é esquecida – e que entrega a idade de quem tanto se esforça para esconder uns aninhos. São elas, as mãos! Como estão frequentemente expostas a agressões, como os raios solares, sabonetes e produtos de limpeza, é bastante comum elas apresentarem sinais de envelhecimento de maneira mais precoce. Para evitar que isso aconteça, um dos principais cuidados é com a hidratação diária.

O ideal seria que as mãos fossem reidratadas cerca de três vezes ao dia – ou sempre após lava-las com detergentes mais agressivos. Muitas mulheres já têm o costume de andar com um creminho na bolsa, que carregam para todo lugar. Além de tirar aquele aspecto esbranquiçado e a aspereza, esse cuidado ainda previne que o tecido perca flexibilidade e viço. É importante lembrar que uma pele bem hidratada é mais resistente a machucados e até infecções.

Existe hoje uma variedade imensa de cremes para as mãos. Entre as melhores opções estão aqueles que contêm ingredientes como vitamina E, ácido hialurônico, ácido salicílico e vitamina C. Com o uso correto, os resultados começam a aparecer já após a primeira semana de uso.

É igualmente importante manter as mãos protegidas contra os raios ultravioletas. Boa parte das mulheres que tomam um cuidado minucioso em não sair de casa sem protetor solar no rosto, esquece de blindar também essa parte do corpo. Então não se esqueça: as mãos também precisam do filtro. Assim, com o passar dos anos, você evita que apareçam manchinhas escuras – que acabam associadas à velhice, não à radiação solar.

Mas se ficou tarde para a prevenção, não se desespere. Existem diversas opções que ajudam a rejuvenescer e a melhorar a aparência das mãos. As técnicas menos invasivas são o peeling, o laser e a luz pulsada. O peeling pode ser de ácido retinóico ou de ácido hialurônico. Eles promovem a renovação da pele e ajudam a estimular a produção de colágeno.

Uma segunda alternativa são os volumizadores e os preenchedores, que podem ser à base de ácido hialurônico ou de ácido poliláctico. Essa técnica é mais indicada para amenizar aquela aparência de mãos “murchas”, porque aumenta o volume abaixo da pele, e são aplicadas em várias sessões. Ela também estimula a produção de colágeno.

Uma técnica ainda pouco usada no Brasil é o enxerto de gordura do próprio corpo. O material é colhido com uma lipoaspiração, depois preparado e, então, enxertado nas mãos.

Tão importante quanto escolher com o seu médico o procedimento mais indicado para você, é seguir à risca os cuidados depois das aplicações. Na maioria dos casos, é proibida a exposição solar por uns dias e a prática de exercícios físicos.

 

Entenda o que acontece com suas mãos durante o processo de envelhecimento:

  • Afinamento e ressecamento da pele
  • Diminuição das secreções glandulares
  • Redução da elasticidade
  • Aumento das rugas e de sulcos pré-existentes
  • Aparecimento de vasos dilatados, manchas senis e brancas, hematomas espontâneos e de lesões no dorso das mãos
Leia Também: