Desenvolvido na década de 60, o laser recebeu esse nome como uma abreviação para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou, em português, Luz Amplificada pela Emissão Estimulada de Radiação. Suas primeiras aplicações foram no tratamento de doenças de pele e eliminação de pequenos tumores. Com o avanço da tecnologia, descobriu-se que era possível aproveitar a luz em muitas outras técnicas e diversas finalidades.

Desde então, uma enorme quantidade de estudos na área de medicina estética proporcionou o aprimoramento dos recursos tecnológicos avançados para cuidar da saúde e da beleza, principalmente em se tratando do laser, já que o mesmo tem técnicas sofisticadas para resolver os problemas mais comuns que surgem na pele com o passar dos anos. Para exemplificar, além do uso em cirurgias plásticas de correção, conhecemos o laser em aplicações cada vez mais cotidianas como remover tatuagens, eliminar pelos indesejáveis, suavizar rugas e estimular o rejuvenescimento da pele.

Antes de continuar, que tal entender então o que é um laser? Nada mais que uma potente fonte luz que atinge a profundidade da derme e promove sua reestruturação, gerando inúmeros benefícios. A luz do laser tem por objetivo atingir um alvo que, na pele, pode ser um vaso ou um pigmento e, dependendo da situação, apagar o pigmento ou mesmo estimular a produção de colágeno (proteína que dá sustentação à pele) e retirar rugas superficiais.

Os chamados lasers fracionados, por exemplo, são uma evolução do método no universo da beleza. Eles emitem feixes de luz que penetram na pele de forma alternada e seletiva, focando sua ação na região a ser tratada e poupando a área ao redor, deixando assim intactas as células saudáveis.

Mas não se engane: existem diversos tipos de raio laser, e é necessário um cuidado extremo na hora de escolher qual usar e onde/com quem fazer. Por ter tantas aplicações e tipos, ainda são recorrentes as dúvidas de pacientes em consultório sobre qual tratamento escolher frente à infinidade de opções e novos equipamentos que existem. Um tratamento a laser não pode ser feito por qualquer profissional e, muito menos, sem uma minuciosa avaliação prévia. Mesmo com todos os avanços e equipamentos de última geração hoje disponíveis, a orientação de um especialista é fundamental: uma garantia de segurança e bem-estar para o paciente.

Leia Também: