Ter um corpo perfeito e rostinho jovem pelo maior período de tempo possível é, sem dúvida, o sonho de muitos. Para tanto, os avanços da medicina buscam satisfazer a todos que querem fazer as pazes com o espelho. Porém, antes de tomar qualquer decisão precipitada e partir para a mesa cirúrgica, é preciso cuidado: cirurgia plástica não é milagre.

Em psicologia, autoestima se define por “uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma” como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau. A ideia de autoestima varia em função do paradigma psicológico que o aborde. Desde o ponto de vista da psicanálise, a autoestima está intimamente relacionada com o desenvolvimento do ego.

Em palavras mais simples, uma cirurgia plástica não resolverá magicamente todos seus problemas interiores. Sem dúvida, optar por uma modificação cirúrgica no corpo visando seu bem estar, autoaceitação e melhora do amor próprio ajudará (e muito) na convivência obrigatória que todos temos com nós mesmos.

Porém, é importante lembrar que toda cirurgia tem riscos, e por isso deve ser feita somente pelos motivos certos: decidir operar/mudar qualquer parte do corpo por incômodo com a opinião alheia ou até mesmo numa tentativa de resolver de uma vez todos seus sentimentos internos será frustrante, além de um desperdício de dinheiro.

Se você quer fazer uma cirurgia plástica, a razão número 1 deve ser você mesmo e ponto. E, se seu problema vai além do físico, vale lembrar que é importante o acompanhamento psicológico paralelo, visando cada vez mais seu conforto e bem-estar próprios.

De brinde, deixamos aqui algumas dicas de como elevar sua autoestima:

  • manter-se em forma física (não se engane pelos padrões: basta você gostar da imagem refletida no espelho)
  • identificar suas qualidades e não se focar só nos defeitos
  • aprender com as experiências passadas e evitar repetí-las
  • tratar-se com amor e carinho acima de tudo e de todos
  • ouvir a intuição (o que de quebra, aumenta a autoconfiança)
  • manter o diálogo interno, entender as coisas que te fazem bem
  • acreditar que merece ser amado e é especial
  • fazer todo dia algo que o deixe feliz, mesmo que seja simples como dançar, ler, ouvir música, caminhar;
  • resolver pendências e buscar paz interior.

Resumindo? Ame-se!

Ame-se sempre, em primeiro lugar. E se ainda não ama, busque amar (com ou sem cirurgia plástica).

Leia Também: