botox-01

 

Para quem não conhece muito no detalhe, a aplicação de botox® é um procedimento de ação localizada que provoca intencionalmente a paralisia muscular temporária, com um efeito que dura de 2 a 6 meses.

Acredite ou não, a toxina botulínica (mais conhecida por botox®) pode ser usado por diversas razões, como por exemplo o tratamento contra rugas, levantamento das sobrancelhas, levantamento do nariz ou do canto da boca, redução do sorriso gengival, redução da flacidez e rugas do pescoço, redução das rugas do colo, hiper-hidrose e pasme: até mesmo como tratamento da enxaqueca.

Em tempos de cuidados com a saúde e avanços da medicina, é cada vez mais comum as pessoas recorrerem ao botox® preventivo,  que como o próprio nome já diz, busca reduzir marcas de idade antes mesmo que elas se tornem incômodas.

Claro que a idade para começar o uso de Botox® varia (apenas como quesito informativo, a idade média de início de aplicação é aos 30 anos) e cada caso é único, mas em termos genéricos, a lógica é bem simples: quem ainda não tem vestígios ou rugas de expressão, não precisa recorrer ao tratamento. Porém, a partir do momento em que a ruga aparece, vale à pena investir na técnica, desacelerando a evolução de um processo que, de outra maneira, se agravaria exponencialmente.

Cada um envelhece de uma forma e demonstra as primeiras rugas em pontos diferentes da face. Ressaltemos também que cada vez mais a beleza está vinculada à naturalidade, e qualquer excesso precoce pode resultar em efeitos plastificados indesejados, resultando em efeito contrário ao desejado inicialmente.

Vale lembrar que o mercado estético e cosmético também disponibiliza de outras alternativas para atenuar as rugas de maneira preventiva sem gerar problemáticas futuras com preenchimento cosmético não invasivo:  manobras manuais lifting, tratamentos descontrateis, estímulos diretos na produção de colágeno, regeneração tecidual profunda e superficial, tonificação muscular, tratamentos com proteção do DNA celular e estímulo de sinalizadores endógenos são, por exemplo,  boas alternativas oferecidas pelo mercado

Um bom profissional da área médica e estética deve ser sempre o ponto de partida, pois somente ele terá a habilidade de traçar o melhor tratamento para seu caso específico, avaliando as necessidades atuais e futuras da pele. Somente como referência, a toxina butolínica é geralmente o tratamento de escolha em casos de pé de galinha e rugas de expressão em testa e regiões próximas à sobrancelha.

Se, ao final, a melhor opção escolhida por você e seu médico de confiança for o uso da toxina botulínica de maneira preventiva, vale apenas lembrar que trata-se de uma forte coadjuvante no tratamento da sua pele, e não a solução definitiva de todos os seus problemas: também depende de você e suas atitudes (como não fumar, fazer exercícios regularmente e manter uma dieta equilibrada) ter uma pele jovem e saudável.

Em resumo: evite excessos, busque conselhos com profissionais de confiança e mantenha bons hábitos de vida. Afinal, a medicina pode ajudar, mas viver bem reflete diretamente no seu corpo e ser feliz contagia (além de evitar rugas).

Se você gostou desse artigo sobre botox preventivo, não deixe de compartilhar e nos ajudar a divulgar esse conteúdo para mais leitores.

Você sabe a diferença entre toxina botulínica e ácido hialurônicoClique aqui e leia mais sobre o tema.

Leia Também: