A cirurgia de bichectomia consiste na retirada da gordura existente na face conhecida como “bola de bichat” – nome do anatomista que primeiramente a descreveu. Esse tecido de gordura se localiza na região das bochechas na frente do músculo masseter e superficial ao músculo bucinador. Muitas vezes o paciente apresenta peso ideal e ainda sim tem o rosto mais redondo e infantilizado decorrente de bolas de bichat grandes.

A bichectomia é um procedimento antigo na literatura médica e realizado com bastante frequência em países como Estados Unidos, Venezuela, México entre outros. Trata-se de uma cirurgia com recuperação rápida, custo baixo e resultado satisfatório que despertou o interesse tanto de celebridades como não celebridades, homens e mulheres com rosto redondo e que estão insatisfeitas com o formato da face.

Antes de se realizar a bichectomia é necessário examinar minunciosamente a face pois a retirada das bolas de bichat em um rosto já magro, pode não surtir o resultado esperado pelo paciente. A bichectomia pode ser associada a outros procedimentos cirúrgicos ou não cirúrgicos como por exemplo: rinoplastia, blefaroplastia, lifting facial (ritidoplastia), preenchimentos com ácido hialurônico entre outros, conferindo assim um melhor resultado.

No pré-operatório da bichectomia são pedidos exames de rotina de acordo com a indicação cirúrgica. A bichectomia é realizada por meio de pequena incisão dentro da boca bem em cima da bola de bichat em cada lado da face com anestesia local, com ou sem sedação, ou anestesia geral. A duração do procedimento é de aproximadamente 40 a 60 minutos e é suturada com pontos absorvíveis. O paciente recebe alta no mesmo dia e pode voltar as suas atividades no dia seguinte ou no máximo na primeira semana após o procedimento.

Após realizada a bichectomia deve-se evitar esforço físico, alimentos quentes, dormir com travesseiro alto, fazer compressas geladas a cada uma hora nos dois primeiros dias e caso prescrito, medicação específica. O rosto ficará um pouco inchado na primeira semana, o resultado começa a ser visível após o primeiro mês.

Se essa é a sua cirurgia, agende uma avaliação.

Leia Também: